quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O dia em que as calças deixaram de me servir

São seis e meia da manhã, o despertador toca. Ainda meio a dormir, dirijo-me para o roupeiro em busca de algo para vestir. Mexo, remexo e apercebo-me de que não tenho nada para vestir (apesar de o varão mal aguentar com tanto peso e as gavetas terem dificuldade em fechar).

Tiro umas calças e uma camisola que me parecem, àquela hora, combinarem, e visto-me. Mas algo se passa com as calças. Estou com dificuldade em as fazer passar pelas coxas. "Mau, mas isto encolheu na lavagem?", penso. Regresso ao roupeiro e escolho novo par de calças. Visto-as, mas logo as dispo, porque vai ser impossível conseguir mexer-me com aquelas calças, mal as consegui abotoar.

Já irritada e bem acordada, escolho novo par de calças, aquelas que não gostava muito de usar porque estavam larguíssimas e até abotoadas as conseguia despir e, milagre, estão perfeitas! Vestida, entro na casa-de-banho e vejo a balança fantástica que comprei há dez anos e que não uso há uns cinco, vantagens de nunca ter tido problemas com o peso, afinal, raramente conseguia atingir os 50kg, apesar de comer "como uma lontra". Arrisco e vou em busca de pilhas. "Já não me peso há tanto tempo, deixa lá ver com quantos quilos estou. Já sei que nunca passo os 50kg, é mesmo só por curiosidade", pensa o meu ego.

Hoje percebi perfeitamente aquele cartoon da menina que diz ao amigo: "Não pises nisso, porque de cada vez que a minha mãe o faz, chora." 54,3kg?! Como raios engordei cinco quilos?! Eu não posso estar ,com 54,3kg! Quando é que isto aconteceu?! Eu NUNCA consigo chegar aos 50kg!

Dou voltas à cabeça a pensar no que poderá ter acontecido. Não fiz nada de diferente, continuo a comer da mesma forma. Talvez com menos frequência, é verdade, mas isso sempre contribuíu para eu emagrecer, nunca para engordar. Como a mesma quantidade que comia (que é como quem diz, um pernil de porco, com batatas, salada e sobremesa), continuo a não ser fã de doces (excepto das farturas... o que eu não dava por uma farturinha agora. Mas, em minha defesa, como farturas todas as semanas desde pequena, por isso não estou a mudar nada na mesma).

Afinal, como é que engordei cinco quilos? E eis que, no fundo da minha mente, uma vozinha diz: "Lembraste quando te diziam para aproveitares enquanto podias? Quando afirmavam 'eu, quando tinha a tua idade, também pesava 45kg, mas depois dos 30 anos, acabou-se'". Algo de errado se passa, eu já passei dos trinta há quatro anos e o meu peso nunca mudou. Não pode ser disso. Nunca, até agora.

Como os tempos não estão para mudar todo um guarda-roupa - pelo menos enquanto não aterrar em Nova Iorque e, até lá, tenho de vestir alguma coisa - e eu VOU voltar a usar as calças todas que estão no armário, é melhor começar a resolver o assunto: inscrever no ginásio, controlar o que como, reduzir os fritos, beber uns sumos detox, fazer dieta. Mas, antes, acho que vou só ali à pastelaria comer uma bolinha de berlim, apetece-me "algo doce". Logo começo a dieta amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário