segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Até amanhã, avó!

Ver-te a agonizar com dores na cama daquele hospital, naquela sala tão impessoal, tão fria, tão desconfortável, é uma imagem que nunca esquecerei, e que neste momento me dói mais do que conseguirei, algum dia, expressar. Sinto que falta muito pouco para partires avozinha, e infelizmente não tenho como o evitar, nem como te ajudar. Sou absolutamente impotente perante o ciclo da vida.
Se acreditasse em Deus, dir-te-ia que ele andava a chamar por ti, para que descansasses e espalhasses sobre a humanidade esse teu amor exacerbado, levado sempre ao limite, e vivido da única forma que ele faz sentido: incondicionalmente. Se acreditasse, dir-te-ia que Ele te estava a chamar para que tocasses outras vidas da mesma forma que tocaste as nossas, derramando nelas a bondade, generosidade (e como és generosa!), tolerância, compreensão, respeito e essa tua imensa sabedoria. Mas como sabes eu não sou crente, e assim, o único consolo que me resta é saber que viveste uma vida feliz, sempre junto daqueles que amaste, e que te amam da mesma forma que os amas e amarás.

Escrevo-te agora avó, porque sempre gostaste que eu escrevesse, e apesar de a vida não te ter dado a oportunidade de aprenderes a ler o que escrevi,  sempre foste aquela que melhor o entendeu. Lias com o coração não era?
Lembro-me como os teus olhos sorriam'e o teu sorriso brilhava, quando pedias ao avô que te lesse os meus textos e poemas. Lembro-me de me dizeres que tudo o que eu escrevia era "muito bonito". Às vezes não era. Mas para ti, sê-lo-á sempre. 

Lembro-me agora de tantas outras coisas. Das bolas de berlim com que adoçaste todos os dias da minha infância, dos teus abraços e beijos "curadores" nas feridas que resultavam das quedas na bicicleta. Se fechar os olhos, ainda ouço a tua voz a chamar por mim, enquanto eu brincava escondida pelos matos e silvados do teu bairro com os meus amigos: "Catarinita, onde estás?" 

Lembro-me de que, já adolescente, me querias ensinar a rezar. Se tivesse aprendido, hoje pediria a Deus e aos Santos que te tirassem as dores que estás a sentir, e curassem o teu coraçãozinho e os teus pulmões. Pedir-Lhe-ia que não te deixassem sofrer. 
Por essa altura, também me quiseste ensinar a tricotar. E eu também não quis aprender. Disse-te tantas vezes que não gostava de tricot, e ainda assim perdeste meses a fio a tricotar uma colcha para pores no meu enxoval. Naquele enxoval que fizeste durante anos, guardaste numa mala que compraste para mim, e que eu não quis, nem levei.

Lembro-me que no dia em que completei 18 anos estavas muito feliz com o presente que tu e o avô me iam dar. Eu delirei quando vi o livro do código e o cheque para tirar a carta de condução. Também me lembro que passados 4 anos me disseste que os meus pais me iam dar um grande presente. E dessa vez, não me disseste qual era. Logo tu, que não tens segredos, e que por isso, os partilhas, como partilhas as panelas do teu caldo verde, que sabes fazer como ninguém.

Lembro-me de ti orgulhosa no papel de minha madrinha de curso, e das lágrimas que choraste quando colocaste a minha fita de jornalismo na tina da queima. 

Viste-me nascer e crescer, e eu tenho de te dizer que cresci muito feliz ao teu lado. E se sou como sou, com todos os meus defeitos e virtudes, sou-o porque também me ensinaste a ser assim. 
E como sou assim, só sei amar-te. Hoje e sempre.

Até amanhã, avozinha.
Lá estarei para te mimar, como mereces. Se não conseguires falar comigo, eu ficarei a segurar a tua mão.
Mas escuta avó, eu sei que o local do nosso encontro não é muito bonito, mas se conseguires não faltes, porque à hora marcada eu estarei lá.

Muitos beijos
Tua


Catarinita  

4 comentários:

  1. Com esta publicação quis fazer 2 coisas: homenagear a minha avó, e explicar porque não vou estar na próxima aula.
    Espero que não se importem por ter usado esta nossa plataforma para isso.

    ResponderEliminar
  2. Que bom teres uma avó que te dá, deu, tanto. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Catarina, que tudo corra pelo melhor. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Marta, obrigada Catarina. Beijinhos

    ResponderEliminar